PB TUTORIAL - VIDEO 04 versão 1
PB TUTORIAL - VIDEO 03 versão 2
PB ED. FINAN - VIDEO 02 versão 1
PROJETO PORTABILIDADE CRÉDITO CONSIGNADO
1- OBJETIVO
Será o de trazer uma solução de entendimento e maior adesão do cliente bancário à portabilidade do seu crédito consignado ao Paraná Banco.
Essa solução será apresentada por meio de uma minissérie em 4 capítulos que irá abranger todos os aspectos que envolvem o processo de portabilidade do crédito consignado, desde a decisão de realizar a portabilidade, até a efetivação da troca da instituição financeira.
2- LINGUAGEM
Detectamos, analisando o que há no mercado, nas referências enviadas e nos materiais disponíveis, que a comunicação existente para o público-alvo do crédito consignado (60+ C-D) não é efetiva, sendo muito distante da compreensão ou mesmo da criação de empatia com esse público. Concluímos então que existe um grande espaço a ser preenchido pelo desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação que possa atingir em cheio esse público. Essa linguagem deve ser simples, direta, didática, de grande identificação e principalmente de fácil consumo.
3- MINISSÉRIE
Encontramos nesse formato de minissérie o formato ideal de comunicação com esse público, que está acostumado a consumir novelas, por exemplo. Queremos trabalhar com o desenvolvimento de 3 personagens principais que vão criar os elos necessários entre a informação que precisamos passar e o entendimento que o público necessita. Acreditamos que 4 capítulos serão suficientes para uma divisão consistente dos assuntos a serem abordados dentro de uma coerência de passagem de tempo e de conclusão de processos.
4- PERSONAGENS
Para uma perfeita identificação do nosso público, teríamos basicamente 3 personagens principais:
5- LOCAÇÕES
A) Uma locação real, com uma casa produzida para essas gravações. Teremos maior realismo, assim como as novelas, teremos uma realidade como a vida é, aumentando ainda mais a empatia do expectador e agregando elementos de identificação com o possível cliente em questão.
B) As cenas com o atendente e algumas cenas do capítulo 4, onde tudo se conclui, gostaríamos de gravar da sede do PB. Pai e filho visitam a sede e conhecem o atendente.
6- CAPÍTULOS
01
O capítulo 1 seria o início de tudo, num resumo rápido, seria o pai tendo a ideia de fazer a portabilidade do crédito. Iríamos explicar o que é a portabilidade, as modalidades e os primeiros passos. Neste capítulo, pai e filho discutem o por quê de fazer a portabilidade. Baixar a parcela? Pegar troco? Pra que precisariam desse troco? (verificar aqui se existe no Paraná Banco alguma pesquisa com os clientes, se informam para que seria utilizado esse troco). Esse diálogo será muito real, queremos trazer o dia a dia mesmo nessas cenas. O capítulo termina com a decisão de fazer a portabilidade e procurar um banco.
03
No capítulo 3 os contratempos mais comuns são trabalhados, também tentando, além do esclarecimento, a identificação do público (“puxa, comigo está acontecendo bem isso!”). Documentos faltantes, morosidade no retorno do banco atual, suspeita de fraude, etc.
02
No capítulo 2 eles encontram o Paraná Banco, que parece ser o mais atraente em termos de taxas. Nesse caso estaremos “vendendo nosso peixe”. Explica-se todo o processo da portabilidade, com a ajuda do atendente do banco, falar sobre documentação e as etapas.
O capítulo termina com o final do processo realizado perante a CIP. Agora temos que aguardar o prazo de análise.
04
No capítulo 4 finalmente o processo se conclui, eles conseguem realizar todo o processo, o crédito é transferido de banco e ainda entra o dinheiro do troco na conta. Eles fazem uma visita ao Paraná Banco, conhecem pessoalmente o atendente, a estrutura e ficam felizes.
Esse é um breve resumo do que imaginamos para a estruturação da minissérie.
Dentro dessas histórias teremos as problemáticas, os desencontros, os erros e as soluções. Queremos mostrar as angústias, mas ao mesmo tempo que tudo se resolve.
Mostrar que o Paraná Banco é o parceiro ideal nesse processo.
Dentro desses 4 capítulos teremos a oportunidade de fazer vários cortes de “pílulas” para divulgação rápida de trechos importantes. Seja com soluções rápidas, ou com respostas às dúvidas. Essas pílulas podem ter vinhetas com a pergunta que o vídeo irá responder.
7- ROTEIROS
Os roteiros serão desenvolvidos em conjunto entre Graphismo e Paraná Banco. A Graphismo fica responsável pela adequação da linguagem, criação dos diálogos e ambientação. O Paraná Banco vai revisar a questão técnica sobre processos, nomenclaturas, procedimentos, compliance e todas as informações que envolvem o produto.
8- COMENTÁRIOS GERAIS
Iremos trabalhar várias características na minissérie dentro do aspecto audiovisual que nos dá muitas possibilidades de transmitir mais empatia e identificação do público-alvo.
Cenário composto de elementos que identificam o personagem idoso dentro de suas características da faixa etária. Objetos de cena na casa que criem essa ambientação e atmosfera.
Ele também poderá ter um animal de estimação que em algumas cenas pode estar presente ouvindo as lamentações do idoso.
O filho fará o contraponto do idoso com domínio da tecnologia, ensinando o pai a superar os obstáculos do uso do celular ou computador. Tudo com uma linguagem simples e com bom humor. Podemos ter algumas tiradas mais leves, engraçadas, que ajudem os personagens a deixar o conteúdo mais interessante e divertido.
- Trabalharemos também com uma sonorização mais identitária dentro do possível na faixa de idade dos personagens.
- Podemos ter o encerramento de cada capítulo sempre com um suspense, algo que “chame” para o próximo capítulo e cause curiosidade.
- Podemos também começar o capítulo com um rápido resumo: “No capítulo anterior o Sr. “Jorge” precisou enviar novamente todos os documentos à CIP, o que será que aconteceu? Fique agora com o capítulo de hoje!”.
- Vamos criar um nome para a minissérie e também um nome para cada capítulo, o que já pode indicar desde o início o conteúdo a seguir, exemplo:
“Paraná Banco apresenta: Consignado, a Saga. Capítulo 1 - Descoberta”
9- EXTRA
Esse case pode gerar alguns desdobramentos interessantes para o PB.
Esses personagens podem estar presentes em mais peças de comunicação.
Podemos produzir fotos deles dentro do banco, com dinheiro na mão, abraçados… e se tornarem a “cara” da portabilidade do consignado que deu
certo dentro do banco.
Podem estar presentes em flyers, banners e peças de comunicação off e on-line para serem utilizadas em conjunto com os vídeos.